Os integrantes do Fórum Pró-Ferrovia se reuniram na manhã de hoje, no plenário da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Mato Grosso. O Fórum lançou o manifesto Ponte Rodoferroviária SOS Brasil, reivindicando reformas na ponte que liga os municípios de Rubinéia-SP a Aparecida do Taboado-MS.
De acordo com matérias publicadas pela imprensa nacional, a ponte vem registrando inúmeros defeitos, como a presença de cupins nos pilares, infiltrações e falta de iluminação.
Pela ponte são escoados 20% de toda a produção de grãos do país. O pedido de ação emergencial para viabilizar os reparos na via de escoamento foi feito pessoalmente ao ministro dos Transportes, Alfredo Pereira do Nascimento. Além do Fórum Pró-Ferrovia, participou do encontro a Associação dos Municípios da Araraquarense, entidade que engloba 120 cidades.
O presidente do Fórum, Francisco Vuolo, informa que, caso o governo federal não emita uma resposta sobre o início das reformas na ponte até o próximo mês, a via poderá ser interditada, com a realização de uma grande manifestação.
A reunião na OAB-MT marcou também a adesão oficial da senadora Serys Marli e da deputada estadual Vera Araújo ao Fórum. Além dos citados, estavam presentes no plenário o presidente da OAB-MT, Francisco Faiad, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, Roberto Almeida, o deputado estadual Carlos Brito, o representante da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Luiz Garcia e o vice-prefeito de Santo Antônio do Leverger, Lioniê Vitório, entre outros.