PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 29ª SUBSEÇÃO DE PARANATINGA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Janeiro de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

Ministro pede respeito dos magistrados para com os advogados

21/03/2005 19:11 | Manifestação

    O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Edson Vidigal, apelou aos magistrados do Brasil para que mantenham um relacionamento respeitoso para com os advogados, que são parte essencial do bom andamento da Justiça. O ministro Vidigal ressaltou que, sem o advogado, a justiça não acontece. "A realização da Justiça passa inexoravelmente pela melhoria das condições de trabalho dos profissionais, pelas boas relações, pela cordialidade, pela civilidade, pelo nível de compreensão que os juízes tem que ter para com os advogados".

    A manifestação ocorreu na manhã desta sexta-feira (18) durante inauguração da nova Sala de Apoio aos Advogados no STJ, cujo espaço foi aumentado e passa a contar com equipamentos adaptados para portadores de necessidades especiais. A sala maior comporta até seis usuários nos terminais de computador, possui aparelho de fax e três linhas telefônicas. Tem mesas adaptadas para usuários de cadeiras de rodas e equipamento que imprime em braile.

    O ministro Vidigal reconheceu ainda a importância da continuidade do trabalho administrativo, quando este não se reveste de cunho político. "Nada disso seria possível se nós não estivéssemos apenas dando continuidade a um trabalho que se iniciou", disse o presidente, referindo-se à modernização do espaço dos advogados. Ele revelou que boa parte do que a atual administração do STJ está concretizando decorre de providências anteriores.

    "Muito do que verão no Tribunal daqui a dois, três, quatro anos e no Conselho (da Justiça Federal), principalmente que agora terá novo formato, pela Reforma do Judiciário, será decorrência de desgastantes providências que estou a tomar", disse o presidente do STJ. E salientou ainda que não teme críticas. "O gestor, o administrador não tem que ter medo da arquibancada, ele tem que ter medo é da história. E ele tem que ficar bem não na fotografia do momento, mas tem que pensar no futuro, em como será julgado pelos pósteros, e não como possa ser visto pelas eventuais antipatias momentâneas. Há sempre alguns incomodados em todo regime, em toda administração municipal, estadual ou federal", disparou.

    O ex-presidente do STJ e do Conselho de Justiça Federal ministro Paulo Costa Leite concorda com o ministro Vidigal quando diz que a inauguração do novo espaço é uma contribuição para melhorar cada vez mais a relação entre juízes e advogados. O ministro aposentado acredita que a relação dos advogados com o Judiciário tem de ser uma via de mão dupla. Assim como o ministro Vidigal, o ministro Costa Leite foi advogado antes de ingressar na magistratura.

    A nova Sala de Apoio aos Advogados foi transferida para o segundo andar do prédio da Administração, no complexo do STJ. O diretor-geral do Tribunal, Alcides Diniz, explicou que a mudança traz o espaço destinado aos advogados para o mesmo andar em que funcionam todas as coordenadorias das Turmas, o que deverá facilitar o dia-a-dia desses profissionais.

    O espaço ampliado foi comemorado também pela presidente da Ordem dos Advogados do Brasil ? Seção Distrito Federal, Estefânia Viveiros, que lembrou o ineditismo do serviço de certificação digital das decisões, disponível na página eletrônica do STJ. "É o exemplo que deve ser tomado por todos os tribunais federais e estaduais". O serviço facilita que advogados tenham acesso à íntegra das decisões, o que colabora na agilidade do trâmite, muitas vezes com prazos pequenos.

    Estiveram também presentes à cerimônia os ministros aposentados do STJ José de Jesus e Vicente Leal.


WhatsApp