"Da mesma forma que procuramos defender as nossas prerrogativas, para garantia dos direitos de todos, também procuramos aperfeiçoar os métodos internos de punição para aqueles profissionais que não honram e nem dignificam a profissão de advogado". A afirmação foi feita pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Francisco Faiad, ao anunciar a realização, nesta quinta-feira da 1ª Jornada de Prática Processual-Ética-Disciplinar. A abertura está prevista para às 9 horas, na sede da OAB.
Participarão da jornada perto de 100 integrantes do tribunal, composto por julgadores, instrutores e assistentes. "Nosso objetivo é dar cada vez mais qualificação a todas instâncias julgadoras da OAB" disse Faiad. Durante todo o dia a jornada vai discutir diversos temas ligados as ações internas no tribunal, tais como Suspensão Preventiva, Processo Disciplinar e Procedimentos Administrativos e Infrações Éticas-Disciplinares e Delitos Criminais Praticados por Advogados.
Na pauta estão previstos ainda palestras sobre "Ética na Advocacia", com Robson Baroni, ex-presidente do TED de São Paulo, considerado o maior da América Latina; "Recursos no Conselho Seccional", com Cláudio Stábile; e "Recursos no Conselho Federal da OAB", com o conselheiro Ussiel Tavares.
O TED é o órgão da OAB responsável em apreciar as reclamações de clientes contra advogados e determinar atos que variam de advertência, suspensão e até cassação. A partir da Jornada, o presidente do TED, Luiz Ferreira, que fará o encerramento do evento, acredita que será possível dar mais dinâmica nos procedimentos do tribunal. Além dos integrantes do tribunal, participarão da jornada presidentes de subseções da OAB, presidentes de comissões e também conselheiros seccionais.