Foto: Adia Borges - Fotos da Terra
|
A manhã desta sexta-feira (13 de dezembro) foi marcada por um ato de solidariedade praticado pela OAB/MT e Comissão de Meio Ambiente (CMA). Isto porque o presidente da Seccional, Maurício Aude, o presidente e a vice-presidente da respectiva comissão, Luiz Alfeu Souza Ramos e Mauren Lazzaretti, e o conselheiro estadual e presidente da Comissão de Direito Bancário e Securitário, Evandro Cesar Alexandre dos Santos, doaram cinco novos aparelhos de ar condicionado à Santa Casa de Cuiabá, sendo três adquiridos com a renda obtida com a realização do “9º Congresso Nacional de Meio Ambiente”, em novembro, e dois ofertados pela empresa Diferente Distribuidora de Veículos Ltda, de Primavera do Leste e Barra do Garças. Eles serão instalados na ala de oncologia pediátrica.
|
Os advogados foram recepcionados pelas coordenadoras do setor de Doações e Voluntários da Santa Casa, Candelária Elizabeth Saboia Ribeiro e Scheila Preza Moreno. “É muito bom participar de eventos como esse, pois, enquanto seres humanos, tiramos lição do quanto devemos dar valor à vida. No campo profissional, a OAB/MT não atua somente na defesa dos interesses da advocacia e da sociedade, mas também vem colaborando no terceiro setor (assistência social), que tem sido ampliada pelo nosso conselheiro estadual Evandro Santos pelas constantes ações praticadas na Santa Casa e também pela Comissão de Meio Ambiente. Parabéns a todos pela iniciativa”.
|
Para o presidente da CMA, Luiz Alfeu, “é uma honra poder colaborar com a Santa Casa, que tem uma história e trabalho voltados para a sociedade cuiabana. Para a Comissão de Meio Ambiente, é uma alegria saber que o trabalho de capacitar e atualizar os advogados e advogadas que atuam na área ambiental também pode ser refletido em doações e oferecer um pouco mais de conforto para as crianças da ala pediátrica. Que o exemplo dado pela comissão possa servir de estímulo para que grandes empresários e também pessoas comuns contribuam com o desenvolvimento dessa nobre instituição”.
|
Na avaliação da vice-presidente da comissão, Mauren Lazaretti, a sensação de poder ajudar pessoas que realmente precisam é indescritível. “O apoio da OAB/MT e da Comissão de Meio Ambiente com a sociedade está presente em eventos como esse e sentimos a real necessidade de contribuir com o bem estar dessas crianças para que possam superar essa situação difícil que estão enfrentando”.
|
Já o conselheiro estadual Evandro Cesar A. dos Santos, o ato de colaborar com a Santa Casa “é uma realização plena, pois são crianças que estão sendo atendidas há sete anos e constantemente precisa de voluntários para que possa continuar realizando esse importante e fundamental trabalho no tratamento de crianças”.
|
Estrutura
Após a entrega dos equipamentos, todos conheceram a estrutura do hospital e também foram informados que uma das maiores necessidades do local é um elevador na ala de oncologia pediátrica. “Tem pessoas que são cadeirantes e não dispomos de estrutura adequada para que possam acompanhar seus familiares, ou seja, sempre acabam precisando de ajuda para subir as escadas. Já contamos com um espaço destinado à instalação do elevador, mas precisamos dele para facilitar o acompanhamento junto às crianças”, informaram Scheila Moreno e Candelária Ribeiro.
|
|
Santa Casa
A Sociedade Beneficente da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá é uma instituição hospitalar filantrópica com 197 anos de real existência. Entrou em funcionamento no ano de 1817 e recebeu a titulação referendada pelo Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas) e pelo Ministério da Justiça que referenda como instituição de utilidade pública.
Grupo Humanizando
Além de conselheiro estadual e presidente da Comissão de Direito Bancário e Securitário da OAB/MT, Evandro Cesar A. dos Santos também é integrante do Grupo Humanizando, responsável por levar às crianças momentos de descontração.
O grupo analisa cada caso e atua no que for necessário para o bem estar das crianças e a ideia de contribuir com a Santa Casa surgiu especificamente pelo fato do setor de pediatria não ter nenhuma divulgação e atendimento necessário, pois até hoje há um número reduzido de pessoas que sabem da existência da Oncologia Infantil.
Fotos: Adia Borges – Fotos da Terra
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt