PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 29ª SUBSEÇÃO DE PARANATINGA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Janeiro de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

Advogado de MT entre os seis para a vaga da OAB no STJ

02/04/2006 22:23 | Integrar a lista

    O advogado Renato Gomes Nery, de Mato Grosso, teve o seu nome aprovado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, para integrar a lista sêxtupla, da qual sairá o nome para compor o quinto constitucional da OAB no Superior Tribunal de Justiça. A indicação de Néri aconteceu ainda na primeira rodada de votação. Ele obteve 19 votos. O primeiro colocado foi Roberto Gonçalves de Freitas Filho, do Piauí, com 25 votos; e em segundo lugar ficou Maria Thereza Rocha de Assis Moura, de São Paulo, com  22 votos.

    A votação foi acompanhada em Brasília pelo presidente do Conselho Seccional da OAB, Francisco Faiad. Segundo ele, a presença de Renato Nery entre os três mais votados "é uma vitória maiúscula da advocacia de Mato Grosso". Para ele, os 19 votos obtidos pelo advogado mato-grossense "demonstra acima de tudo o respeito do conjunto do Conselho Federal para com a advocacia do nosso Estado e também ao profissional Renato Nery". Renato já foi presidente da OAB-MT e duas vezes conselheiro federal.

    "Estamos embuídos desse projeto, qual seja, dar a Mato Grosso e a região Centro-Oeste um lugar no segundo maior tribunal brasileiro" disse o conselheiro federal Ussiel Tavares, um dos articuladores da candidatura de Nery. "Vencemos uma etapa, de forma honrosa. Agora, vamos trabalhar a segunda etapa, que é fazer com que o representante de Mato Grosso fique na lista tríplice". Essa lista será definida pelo conjunto do Superior Tribunal de Justiça, durante sessão plenária. Posteriormente, a lista tríplice vai para o presidente da República, que fará a escolha de um.

    A vaga no STJ, que é destinada ao quinto constitucional da advocacia, foi aberta em virtude da aposentadoria do ministro José Arnaldo da Fonseca. A votação ocorre neste momento na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília. A lista sêxtupla da OAB será entregue pessoalmente pelo presidente nacional da OAB, Roberto Busato, ao presidente eleito do STJ, ministro Raphael de Barros Monteiro, que tomará posse na Corte no próximo dia 5. Além do representante do Piauí, São Paulo e Mato Grosso, estão na lista os advogados Paulo de Moraes Penalva Santos, do Rio de Janeiro (com 16 votos); Rogério Neves Baptista, de Pernambuco (com 16 votos); e Helio Luiz de Cáceres Peres Miranda, de Tocantins (16 votos).

    Ainda esta semana, na Seccional de Mato Grosso da OAB deverá acontecer uma reunião para definir as estratégias a serem adotadas com relação ao trabalho visando garantir a presença de Nery na lista que será encaminhada ao presidente da Republica. "Mato Grosso é um estado periférico e as dificuldades são naturais nesse caso. Mas temos que ter esperanças. A esperança é o maior patrimônio do povo brasileiro" salientou Nery.


WhatsApp