Os Fóruns de Mato Grosso retornaram as atividades normais nesta sexta-feira, dia 7, a partir das 12 horas, com a decretação do fim na greve dos servidores do Poder Judiciário. A reivindicação da categoria pelo incremento salarial de 6% foi antecipada para maio, concedida uma única vez, e a entrega do plano de cargo e carreira será inserida no segundo semestre de 2006. A greve geral paralisou os trâmites processuais desde a última quarta-feira (5) causando transtornos nos fóruns.
A decisão do Tribunal de Justiça em proporcionar a reposição honorária em 6% vai beneficiar 4.559 servidores."Sabemos que ainda é pouco, mas não podemos deixar de aceitar esse acordo, pois evita a defasagem salarial", disse o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso (Sinjusmat), Rosenwal Rodrigues dos Santos.
O presidente da Ordem dos Advogados Seccional Mato Grosso, Francisco Faiad, entendeu a necessidade da categoria, mas não admitia a greve em virtude dos atrasos processuais. "Sempre nos colocamos a disposição da categoria, mas entendemos que a greve gera prejuízos para toda sociedade" frisou, destacando, por outro lado, a importância do entendimento.