O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos e Interesses das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Carlinhos Teles, participa entre os dias 11 a 15 de maio, da I Conferencia Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento está sendo realizado Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Portadora de Deficiência (Conade), em Brasília.
"Essa é a primeira vez que o governo federal se propõe a discutir a vida da pessoa com deficiência. É um evento tardio, porém de muita significância", afirmou Teles.
De Mato Grosso, seguem cerca de 20 delegados escolhidos na última Conferência Estadual entre eles, representantes da Apae, da Associação Mato-grossense de Deficientes, do Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa, da Sociedade Pestalozi, entre outros.
Na pauta da Conferência, temas como: a empregabilidade da pessoa com deficiência, a atuação do Ministério Público na garantia da acessibilidade da pessoa com deficiência, o Sistema Único de Assistência Social, a implementação da acessibilidade arquitetônica, urbanística e de transporte, entre outros.
Além de palestras, os delegados vão participar de grupos de trabalhos onde serão produzidos relatórios com a finalidade de apresentar as principais necessidades dos deficientes. Para proferir a conferência, foram convidados professores doutores engajados na defesa dos direitos da pessoa com deficiência.