De 1º de janeiro até hoje, 25 de maio, o brasileiro trabalhou apenas para pagar tributos do fisco federal, estadual e municipal. A informação é do membro da Comissão de Estudos Tributários da OAB/MT, Darius Canavarros, que vê data como "uma carta de alforria tributária?. Ao todo foram 145 dias trabalhados para pagamento de tributos.
Entre os principais impostos que o cidadão pagou até hoje, podemos referenciar o Imposto de Renda e a contribuição à Previdência Social, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), Programa de Integração Social (PIS) entre outros.
A partir de amanhã (26), inicia-se uma nova etapa, principalmente para a classe média. ?Agora vamos pagar os imposto que não são efetivamente prestados pelo Estado, como saúde, educação e segurança?, explicou Canavarrros.
Dos 365 dias do ano, 258 deles são comprometidos com o pagamento de tributos, sobrando apenas 107 dias para as despesas pessoais.