O conselheiro federal Ussiel Tavares, de Mato Grosso, vai presidir a Comissão Especial de Combate ao Crime Organizado da Ordem dos Advogados do Brasil. A comissão foi recém-criada pelo Conselho Federal da OAB. O anúncio da indicação foi feita pelo presidente nacional da OAB, Cezar Britto. Tavares já foi presidente do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados no Estado.
Quando o povo participa do movimento contra as violações aos direitos humanos e contra o crime organizado no País, nós conseguimos ser melhores. Por isso, temos que trabalhar conjuntamente, pois as duas áreas se somam, tanto na OAB quanto na sociedade - afirmou o presidente nacional da OAB, ao anunciar o nome de Ussiel Tavares para o cargo.
Tavares foi um dos personagens na luta pela elucidação do assassinato do juiz Leopoldino Marques do Amaral, ocorrido em 1999, no Paraguai. Na época, o caso tomou proporções nacionais em função das denuncias que o magistrado havia patrocinado algumas semanas antes contra membros do Poder Judiciário de Mato Grosso.