As formas Alternativas e Preventivas de Soluções de Conflitos Familiares será o tema da palestra a ser proferida nesta quinta-feira pela juíza Clarisse Claudino da Silva, substituta do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, e pela facilitadora Silvia Regina Lomberti Melhorança, mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso e idealizadora do projeto que instituiu o núcleo de conciliação e mediação familiar do Tribunal de Justiça. A palestra faz parte do II Congresso Mato-grossense de Direito de Família e Sucessões, aberto na quarta-feira à noite. O início está previsto para às 8h30 no auditório da OAB, no Centro Político Administrativo.
Além disso, às 10 horas, está programada a palestra O Direito/Dever de Visitar, Convivência Familiar e Multas Cominatórias, com o professor Wesley Sanchez Lacerda, promotor de justiça na cidade de Barra do Garças. Também nesta quarta-feira, no período noturno, mais duas palestras: Efeitos Jurídicos de Escalada de Afeto, com o professor Euclides de Oliveira, consultor de família, doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP); e, A Lei 11.441/2007 e a sua Aplicação, com Zeno Veloso, professor de Direito Constitucional e de Direito Civil.
O II Congresso Mato-grossense de Direito de Família e Sucessões foi aberto com a palestra A Separação de Corpos e o Direito de Estar Só, proferida pelo professor Rolf Madaleno, advogado e profgessor de Direito de Família da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Considerado um dos maiores especialistas em Direito de Família do Brasil. Cerca de 450 profissionais e acadêmicos se inscreveram para o Congresso e superlotaram as dependências da OAB.