O presidente da Comissão de Jovens Advogados da OAB de Mato Grosso, Geandre Bucair, se posicionou favorável a queda da chamada cláusula de barreira, um dos temas mais controvertidos e discutidos no Congresso Nacional do Jovem Advogado, realizado entre os dias 26 e 28, em Belo Horizonte (MG). Atualmente, o Estatuto da Ordem que veda a investidura de advogados com menos de cinco anos de atuação em cargos eletivos na entidade. Na casa da democracia, onde se prega a igualdade, nada mais igualitário do que prestigiar os jovens advogados, dando-lhes oportunidade de serem votados frisou.
No Congresso, vários representantes da juventude da advocacia brasileira estiveram presentes. Ao todo, 17 estados encaminharam representação. O evento foi extremamente gratificante e engrandecedor para todos os advogados em início de carreira, pois foram discutidos assuntos atuais para o exercício da advocacia, além de ter sido um momento muito especial para se trocar experiências com as Comissões de Jovens Advogados de outros Estados - observou.
Nesse encontro nacional fez-se valer a voz dos jovens advogados da advocacia brasileira. Foi dada a largada para uma nova era, principalmente com iniciativas para valorizar a atuação do jovem advogado e possibilitar condições para que ele se integre facilmente à esfera do Direito, bem como tenha voz ativa, pois representa a constante renovação da advocacia salientou o jovem advogado Antônio Carvalho Filho, vice-presidente da comissão da OAB-MT.
Além da cláusula de barreira, foram discutidos os principais temas da atualidade jurídica e das dificuldades inerentes ao início de carreira e o modo para ultrapassar estes primeiros obstáculos. Dentre outros, estiveram presentes no evento os Professores: Fredie Didier Jr, Paulo Lopo Saraiva, Lara Selem, Alexandre Athenienses, João Otávio de Noronha, Delosmar Domingos de Mendonça Júnior, Paulo Marcondes Brincas, Aristoteles Atheniense. Durante o colégio de presidentes, Mato Grosso lançou-se como pré-candidato para sediar o congresso nacional do ano de 2009.
A participação de Mato Grosso, por meio da Cojad, serve para demonstrar a preocupação da nossa seccional com os jovens advogados. Aliás, desde o primeiro momento, nossa preocupação sempre esteve voltada para construção de uma advocacia forte e valorizada e isso só será possível fortalecendo esse segmento disse o presidente da OAB, Francisco Faiad, ao destacar que vê com bons olhos a iniciativa do fim da ?cláusula de barreiras. Segundo ele, o trabalho que vem sendo realizado pela OAB é uma demonstração efetiva da afirmação desse segmento.