O conselheiro federal de Mato Grosso, Francisco Torres Esgaib, foi indicado para compor a Comissão Especial criada para estudar alterações no sistema eleitoral da diretoria nacional e das Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil. A matéria foi debatida nesta segunda-feira durante a sessão planária da OAB, realizada em Brasília. A comissão foi proposta pelo conselheiro Luiz Carlos Lopes Madeira, do Rio Grande do Sul, designado presidente da Comissão.
Entre as atribuições da nova comissão estarão as de receber sugestões quanto a eventuais alterações no sistema eleitoral dos membros do Conselho Federal, diretoria nacional e das Seccionais em matérias atinentes à modificação na legislação sobre as formas de eleição, possibilidade de candidaturas avulsas, alteração nas modalidades de voto (por bancadas) e reeleição nas Seccionais, entre outros temas.
A Comissão terá prazo de 45 dias para apresentar a conclusão de seus estudos. Vamos discutir essa questão em todos os for uns da Ordem em Mato Grosso disse Torres Esgaib. Ele disse que alem da reunião ordinária mensal do Conselho Seccional de Mato Grosso, ele pretende debater o assunto na reunião do Colégio de Presidentes de Subseções da OAB do Estado, prevista para o final de outubro na cidade de Nova Mutum.
Esgaib explicou que, posteriormente, a matéria deverá ser debatida, também, na próxima reunião do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, a ser realizada na Paraíba.