PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 29ª SUBSEÇÃO DE PARANATINGA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Janeiro de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

Abrigo Bom Jesus necessita de reforma e apoio de pessoal, diz OAB

19/09/2007 16:46 | Convivência

    As instalações da Fundação Abrigo do Bom Jesus de Cuiabá - Casas de Idosos, localizado nas imediações da Avenida Rubens de Mendonça, está necessitando urgentemente de reforma no piso, em banheiros e alguns setores de convivência. Além disso, está necessitando ampliar seu quadro de pessoal o que exige mais recursos financeiros ou voluntariado para continuar dando bom atendimento aos seus  asilados. Essa é a principal conclusão da presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Betsey de Miranda, que participou de uma vistoria nas instalações das chamadas instituições de longa permanência que cuidam de idosos em Cuiabá.

    Participaram também da vistoria a representantes da Comissão de Diretos Humanos do Conselho Regional de Psicologia, 14ª Região, Conselho Municipal de Assistência Social, e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), além da própria Comissão de Direitos Humanos da OAB. A ação foi de caráter nacional, realizada em todas as capitais brasileiras. Em Cuiabá, além do Abrigo dos Velhos, foram vistoriadas as instalações da Casa de Repouso Cantinho do Céu, no bairro da Lixeira; e o Recanto dos Idoso, no Coxipó da Ponte, próximo ao Horto Florestal.

    A inspeção foi dividida em quatro partes: administrativas e documentais, observação das instalações físicas e dinâmica da instituição, entrevista com profissionais que trabalham no local; e, por fim, entrevista com os idosos. É um trabalho difícil, mas que se percebe o bom nível em Cuiabá avaliou Betsey. Segundo ela, o que existe, de fato, é a necessidade de que seja desenvolvida ações de caráter fisco-estrutural na Casas de Idosos uma das mais antigas instituições de Cuiabá. Das três instituições visitas, o abrigo é a único com caráter filantrópico. Ele abriga atualmente 118 idosos.

    A situação das instituições de longa permanência que cuidam de idosos em Cuiabá constará de um relatório nacional, segundo Priscila Batistuta Nóbrega, do Conselho Regional de Psicologia. A publicação vai mostrar a situação de cada instituição visita. Esse mesmo documento, ela explicou, seguirá para as autoridades públicas para que sejam adotadas eventuais medidas e ações reparatórias, de forma a garantir a melhoria do atendimento a essa clientela.

    É imprescindível que se faça essa reforma no Abrigo dos Idosos clamou Betsey. Ela explicou que a questão do piso é fundamental já que muitos idoso sofrem de continência urinária e o chão não adequado e com fissuras entre uma lajota e outra acabam absorvendo o líquido. A limpeza é feita constantemente com água sanitária, mas ainda, assim, é necessário colocar um piso que possa evitar o problema do cheiro disse, ao destacar, por outro lado, o bom atendimento prestado aos idosos. "Como toda instituição filatrópica, a carência é grande, mas boa parte suprida pelo carinho com que os idosos são tratados" - explicou.

    Betsey informou que no Recanto dos Idosos, no Coxipó, e ainda na Casa de Repouso "Cantinho do Céu" não foram verificados problemas. Na primeira, estão internos 17 idosos e na outra apenas cinco. Ambas as instituições são de caráter particlar.

 

 

 

 


WhatsApp