Acadêmicos de Direito e interessados em Direito Internacional terão a oportunidade de participar nos dias 1 e 2 de setembro de um importante evento: o I Simulado de Julgamento Internacional. Promovido pela Comissão de Relações Internacionais (CRI) da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato
Grosso, o simulado foi organizado para envolver os acadêmicos dos cursos de Direito com o Direito Internacional, bem como incentivar o ensino jurídico no âmbito da Seccional de Mato Grosso.
O evento foi idealizado nos moldes do Philip C. Jessup Moot Court Competition, que seleciona as equipes em rodadas nacionais, cuja equipe vencedora epresenta o seu país na rodada internacional e que normalmente acontece em Nova Yorque. O Jessup Moot Court , realizado pela International Law Students Association (ILSA), é a mais antiga e respeitada competição de sua natureza.
Segundo o presidente da CRI, Silvano Macedo Galvão, com o evento busca-se a interação da comunidade acadêmica mato-grossense para que no futuro participe do Philip C. Jessup Moot Court Competition representando o Estado na rodada nacional e depois o Brasil na rodada internacional.
Por outro lado, por ser um evento com premiação, o simulado incentivará os acadêmicos a estudarem o Direito Internacional em ambiente saudável de ompetição, envolvendo as faculdades de Direito do Estado de Mato Grosso.
Para participar do evento, cada equipe, com no mínimo três e no máximo cinco membros, apresentou memoriais escritos, como demandante e demandada, e fará a sustentação oral de suas razões, seja como demandante ou como demandada.
As equipes já apresentaram os memoriais escritos, que já estão sendo avaliados pelos julgadores, e aguardando a última fase do evento que ocorrerá nos dias 1 e 2 de setembro próximo, no auditório da OAB.
A sustentação oral será aberta ao público, mediante prévia inscrição e com certificação de 5 (cinco) horas, enquanto os membros das equipes receberão uma certificação de 30 (trinta) horas. O auditório da OAB comporta 250 pessoas sentadas.
Há de se ressaltar que a sessão de simulação de julgamento, com as sustentações orais, serão verdadeiras e magníficas aulas de Direito Internacional, com a contextualização de um caso concreto, inclusive quanto à postura e desenvolvimento de raciocínio das equipes competidoras. Isto é fácil de concluir dado o envolvimento das equipes no evento – destaca Silvano Galvão.
Finalmente, não se pode esquecer que é o primeiro evento dessa natureza em Mato Grosso, por ser um simulado nos moldes de um evento internacional e com premiação. O evento nasceu para ser um projeto contínuo, com edições anuais, dentre tantas outras competições internacionais que incentivam o estudo do Direito Internacional.