O pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, realiza nesta segunda-feira, a partir das 8h30, sessão destinada à arguição dos candidatos à vaga de desembargador reservada à Ordem dos Advogados do Brasil pelo quinto constitucional. Em seguida, acontecerá a eleição para reduzir a lista de seis nomes enviados pela Ordem para apenas três, os quais serão submetidos a escolha do presidente da República. Integram a lista da OAB os advogados Ednaldo de Carvalho Aguiar, Maria Beatriz Theodoro Gomes, Lorivaldo Fernandes Stringheta, Marcos Dantas Teixeira, Clara de Holleben Leite Muniz, e Selma Cristina Flores Catalan.
De acordo com ato do TRT, os desembargadores que compõem o pleno poderão formular perguntas aos candidatos, os quais serão escolhidos para responder por meio de sorteio público. O ato define ainda que a eleição dos candidatos será realizada por meio de escrutínios sucessivos. A votação será feita em caráter aberto por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a exemplo do que aconteceu na definição da lista pela Ordem.
A vaga de desembargador no quinto constitucional da OAB foi aberta no final do ano passado com o falecimento do advogado Luís Eduardo Alcântara.
O presidente da OAB, Francisco Faiad, informou que pretende acompanhar todo o processo de arguição e votação. Segundo ele, todos os seis nomes escolhidos tem amplas e totais condições de bem representar a visão da advocacia, consequentemente, da sociedade de Mato Grosso, junto ao Tribunal. “Tivemos 20 inscritos, todos preenchendo os requesitos fundamentais e essenciais para ocupar a vaga” – explicou.