O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já recebeu as documentações dos 20 advogados africanos de língua portuguesa que foram selecionados por suas respectivas Ordens para participar do III Programa de Capacitação e Estágio Profissional para Jovens Advogados. A Seccional Mato Grosso está entre as que receberão os profissionais entre os dias 24 de outubro e 23 de novembro deste ano.
O programa consiste na realização de estágio profissional em escritórios de advocacia, além de cursos e palestras, para estreitar as relações socioculturais, econômicas e de cooperação jurídica não somente entre a OAB e os advogados visitantes, mas também entre os países e suas instituições públicas ou privadas. Os jovens advogados farão uma viagem a Brasília, de 4 a 10 de novembro, para conhecer a sede do Conselho Federal da OAB, a Agência Brasileira de Cooperação, os Tribunais Superiores e o Congresso Nacional.
Na avaliação do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, que também preside a UALP até final deste ano, a iniciativa é fundamental ao fortalecimento da advocacia que tem em comum o idioma. O programa de capacitação é promovido pelo Conselho Federal da OAB em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
Para Mato Grosso virão os angolanos Gervásio de Carvalho Moniz, Isabel Maria Rodrigues da Costa Amada, João Ramos Piula Casimiro e Marylene Azenaide de Freitas Manuel, que serão lotados em Cuiabá. As outras Seccionais que receberão jovens advogados africanos serão Maranhão, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt