Para debater o crescente protagonismo feminino na advocacia ambiental, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), por meio de sua Comissão do Meio Ambiente, promove nesta quinta-feira (24) uma roda de conversa on-line entre advogadas especialistas, com a presença da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.
Segundo a presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB-MT, e mediadora do evento, Tatiana Monteiro Costa e Silva, o objetivo da atividade é, além de homenagear as mulheres advogadas que militam no direito ambiental, “inspirar e mostrar para as jovens advogadas que é possível ter sonhos e alcançar seus objetivos profissionais nessa área”. O evento é gratuito, com início às 15h30, pela Plataforma Zoom, com transmissão ao vivo pelo YouTube da ESA-MT.
“A ideia é reunir mulheres que se destacam nessa área para falar sobre suas vivências, os enfrentamentos e desafios diários; sobre como é conciliar as várias jornadas que as mulheres enfrentam como, ser mãe, esposa e profissional de sucesso. Mato Grosso, por exemplo, tem uma característica que é, por conta do agronegócio, nós sermos bastante demandadas no interior do estado, o que gera ausência em casa por longos períodos. Queremos conversar sobre isso, sobre como é advogar no Direito Ambiental nesse contexto”, explica Tatiana.
O evento contará com a participação da conselheira Federal pela OAB-MT e presidente da Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB, Ana Carolina Barchet; da secretária de Estado de Meio Ambiente e presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), Lauren Lazzaretti; da Gerente da área socioambiental da diretoria de ESG, Comunicação e Compliance da AMAGGI, Fabiana Luri; e da advogada especialista em Direito Agroambiental, Patrícia Albuquerque.
A programação conta ainda com palestras da vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB, Laura Rutz; da doutoranda em Ciencias Juridicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA), Renata Viviane da Silva; e da Mestre em Direito pela UFMT e especialista em Direito Público Avançado, Vanessa Rossin.
--
Mel Mendes
imprensaoabmt@gmail.com