20/01/2021 16:39 | RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Foto da Notícia: OAB-MT e o Instituto Sociocultural Brasil-China assinam termo de cooperação mútua

Foto: Fernando Rodrigues

imgRepresentados por seus dirigentes, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) assinaram protocolo de intenções para cooperação mútua. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (19), no Plenário da OAB.

Realizada no formato híbrido, contou com a presença do vice-presidente da Comissão Nacional das Relações Brasil-China, Sóstenes Marquezine. Neste ato, representando o presidente do Ibrachina e da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China do Conselho Federal da OAB, Thomas Law, que participou virtualmente pois está em missão humanitária com o objetivo de reduzir os impactos da crise sanitária no Amazonas. Compôs ainda a comitiva a Mato Grosso, o diretor do Comitê de Crise do Congresso Nacional, David Pereira. Membros de comissões temáticas vinculadas às área da economia, agronegócio, tecnologia e relações internacionais também marcaram presença.

imgA vice-presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso anunciou o ato de assinatura do protocolo de intenções e explicou que o documento representa um marco de cooperação entre os dois países, com ênfase na relação bilateral entre Mato Grosso e a China.

“Engloba não só interação da perspectiva técnico-científica, como também, acadêmico-cultural. Com a parceria, o intercâmbio de informações e criação de rede de contatos internacionais devem viabilizar a segurança jurídica e ainda, fomento de iniciativas nas áreas de desenvolvimento social, educacional, cultural, científico e tecnológico, dentre outras. Desta forma, estreitam-se os laços entre a OAB-MT e a China”.

O presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, reverenciou a relevância desse país, para os mato-grossenses, ressaltando a sólida interação comercial.

“A China tem contribuído grandemente para a economia mato-grossense. Desde 2009 tornou-se a maior parceira comercial do Brasil. E para se ter uma ideia, a exportação da carne mato-grossense tem atingido altos patamares com impulso das exportações para a China. A soja, nem se fala. Em 2019, Mato Grosso conquistou o primeiro lugar entre todos os estados brasileiros na exportação do produto para China”.

Ao assinar o protocolo, Sóstenes Marquezine destacou a liderança de Mato Grosso. A Coordenação Nacional das Relações Brasil-China foi instalada em fevereiro do ano passado e a Seccional Mato Grosso foi pioneira ao implantar também a sua. Essa coordenação, segundo ele, oxigena áreas do Direito e traz mais oportunidades para a advocacia brasileira.

img“Vemos que a Coordenação Estadual já dá retorno, fazendo história. A OAB está no Estado, ela não é influenciada, tampouco influenciadora. Ela é protagonista de todas as pautas que envolvem a China. Vão ter sempre que passar pela OAB quando precisarem desta relação institucional”.

Sóstenes incentivou a advocacia a assumir um papel importante nesse processo diplomático. “Peço que a advocacia tenha uma visão pragmática em relação à China, pois somos nós os grandes promotores da segurança jurídica dessas relações, afinal a China traz uma gama de investimentos ao Brasil. Somos nós que cuidamos disso, que fazemos os contratos, que conversamos, interagimos, que promovemos a diplomacia cidadã e jurídica. Temos que valorizar e ocupar nosso espaço”.

Ele destacou que se sentia lisonjeado em receber a honraria, já que Thomas poderia dar mais importância a ser homenageado, mas optou por salvar vidas.

imgThomas agradeceu às palavras e disse aos presentes que agora é a hora de ajudar o povo amazonense. “Cerca de 17m³ de oxigênio estão a caminho e estamos buscando mais apoio. A Embaixada da China, por exemplo, deve participar com doações em dinheiro”.

Diante da assinatura do Termo de Cooperação, Thomas espera estender os projetos do Ibrachina a Mato Grosso, como um centro de ensino jurídico.

Parceria fortalecida

Já o presidente da Comissão de Direito Internacional e da Coordenação Estadual das Relações Brasil-China, Elvis Klauk, ressaltou que a parceria com o Ibrachina também promoveu ajuda humanitária em Mato Grosso. “Vale relembrar que em momento crítico da pandemia, onde faltavam insumos básicos e equipamentos de proteção individual, que chegaram doações de 4 mil máscaras e 1 mil aventais que foram entregues ao Hospital do Câncer”.

Elvis celebrou a assinatura do protocolo de intenções entre a OAB-MT e o Ibrachina e destacou que graças à mediação da OAB-MT, outro termo de cooperação semelhante foi assinado entre o Governo de Mato Grosso e a instituição, na manhã desta quarta-feira (20), no Palácio Paiaguás.

Homenagem

Ao final da cerimônia, Thomas e Sóstenes foram homenageados pela atuação de grande relevância na promoção do diálogo institucional perante as duas nações, intercâmbio cultural e cooperação jurídica entre Mato Grosso e a nação chinesa. Foram presenteados com uma placa e cesta com itens da cultura mato-grossense.

Foto: Fernando Rodrigues/ZF Press