Obra lançada na OAB-MT compila artigos sobre desafios do envelhecimento

29/11/2018 16:39 | Melhor Idade
Foto da Notícia: Obra lançada na OAB-MT compila artigos sobre desafios do envelhecimento

O envelhecimento e os aspectos que demandam atenção a respeito desse período da vida são o tema da obra “Os idosos são o futuro”, um compilado de artigos sobre discussões atuais que abordam a melhor idade. Organizado pela defensora pública de Mato Grosso e presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Sandra Cristina Alves, o livro foi lançado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) durante o Prêmio Cândido Rondon, em novembro.

Dedicada a todos que defendem o envelhecimento como causa “em si mesma, livre e justa, onde a solidariedade é o instrumento de maior eficácia, e a vida digna da pessoa na velhice um objetivo comum”, a obra traz textos sobre o manuseio de tecnologia, o abuso de instituições bancárias cometidos contra idosos, o fenômeno invisível da violência cometida contra a pessoa idosa, a arte de saber envelhecer, dentre muitos outros.

Ao todo são 13 artigos escritos por ativistas da causa, jornalista, agentes públicos, idosos e também conta com o tema abordado pelo presidente da Comissão de Direito do Idoso da OAB-MT, Isandir Rezende. Sua defesa é pela criação da Vara Especializada de Direito da Pessoa Idosa pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

O Estatuto do Idoso, em seu artigo 70, defende a criação de varas especializadas e exclusivas do idoso. “Embora o tema desse artigo seja destacado na Lei do Idoso, temos um período de uma década e meia sem haver por parte do Poder Público sequer um levantamento que permita justificar a implantação da Vara Especializada da Pessoa Idosa”, aponta o advogado no texto.

Por meio de levantamento solicitado pela Comissão, em nome da OAB-MT, a Corregedoria do Tribunal de Justiça apresentou um quantitativo estimado em mais de 29 mil processos com idosos como partes integrantes especificamente na esfera cível.