PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 29ª SUBSEÇÃO DE PARANATINGA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Janeiro de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

Advogados estão isentos do pagamento do Alvará e ISSQN

14/10/2015 18:18 | Primavera do Leste
Foto da Notícia: Advogados estão isentos do pagamento do Alvará e ISSQN
    Os advogados que atuam em Primavera do Leste estão isentos do pagamento do ISSQN e do alvará de funcionamento, desde que comprovem o efetivo exercício gratuito da advocacia para quem não possa pagar. A decisão foi do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que julgou recurso apresentado pelo Executivo Municipal em face de uma lei aprovada pela Câmara de Vereadores, que concedia o benefício, e manteve a isenção em sede de liminar.
 
    A decisão ocorreu no final da semana passada. A lei, de autoria do vereador Estaniel Pascoal Alves da Silva, foi aprovada por unanimidade pelos vereadores em setembro de 2014. O prefeito Érico Piana vetou o projeto de lei e a Câmara derrubou o veto. Diante disso, o prefeito entrou com ação de inconstitucionalidade, mas o TJMT entendeu que a lei aprovada pelos vereadores é constitucional.
 
    Para o presidente da 22ª Subseção OAB de Primavera do Leste, Nelson Manoel Aparecido Júnior, a lei trará a valorização da categoria. “A isenção possibilitará que os advogados possam contribuir socialmente, ajudando quem não tem acesso a Justiça em nosso município”, observou.
 
    A luta pela isenção do ISSQN e da taxa de alvará em prol dos advogados dativos vem sendo acompanhada desde o início pela OAB/Primavera, com o apoio da OABMT. Diversos advogados acompanharam a sessão de derrubada do veto em outubro do ano passado. À época, o presidente da Seccional, Maurício Aude, elogiou o trabalho e estimulou a todos os presidentes de Subseções que levassem o mesmo pleito às Câmaras de Vereadores para beneficiar o maior número possível de advogados e advogadas que atuam como dativos.
 
    Segundo a secretária de Fazenda de Primavera do Leste, Clair Guariento, o município ainda não foi intimado da decisão do TJMT, mas afirmou que existe a isenção para o advogado que comprove o exercício gratuito. Quanto ao alvará, segundo ela, atualmente existem 32 registros de advogados na Prefeitura. (Com informações Clique F5)
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso
 
 

WhatsApp