Importantes alterações nos procedimentos de licenciamento ambiental estão sendo debatidos na OAB/MT no 10º Seminário Nacional de Meio Ambiente cuja abertura ocorreu na noite desta terça-feira (25 de novembro). Estavam presentes o presidente da Comissão de mesmo tema, Luiz Alfeu Souza Ramos; a vice-presidente, Mauren Lazzaretti; o diretor da ESA/MT, Dejango Campos; o procurador de Justiça, Luis Alberto Scaloppe; o secretário-adjunto de Mudanças Climáticas da Sema/MT, Wilson Taques; e a superintendente da Anoreg/MT, Anete Ribeiro.
Luiz Alfeu ressaltou que a escolha do tema se deu diante dos desafios que surgiram desde 2011 com a promulgação da Lei Complementar 140 que fixa normas para a cooperação entre a União, estados, Distrito Federal e municípios nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas à proteção das paisagens naturais notáveis, à proteção do meio ambiente, ao combate à poluição em qualquer de suas formas e à preservação das florestas, da fauna e da flora. |
|
“Em 2013 houve a aprovação da Resolução 86 do Consema tratando das tipologias de impacto local de competência de municípios. Porém, a falta de material humano torna os processos intermináveis. Assim, decidimos debater os desafios enfrentados na área por meio dos temas deste seminário”, explicou.
|
Scaloppe elogiou a OAB/MT, ESA/MT e CAA/MT pela iniciativa e pela atuação institucional por meio de suas 49 comissões. “A entidade vai além e se envolve com a vida da sociedade. Existe uma série de comissões, um campo vasto de profissionais com capacidade de inserção, democrática e civil. Para mim é um prazer estar na casa dos advogados”, sublinhou.
|
O secretário-adjunto da Sema convidou os advogados e advogadas a participarem de cursos que são oferecidos a profissionais de todas as áreas, como o de manejo florestal sustentável cujas inscrições estão abertas. Todas as informações estão no site http://www.sema.mt.gov.br/.
|
|
Palestras
|
A palestra de abertura foi “Direitos do empreendedor em face do licenciamento ambiental”, ministrada por Celso Antônio Pacheco Fiorillo. Em seguida, o diretor da ESA/MT, Dejango Campos, falou sobre “Critérios legais das taxas de licenciamento ambiental – exemplo de Mato Grosso”.
Nesta quarta-feira (26), as palestras serão “Crimes contra a administração ambiental: visão crítica”, com Giovane Santin. Flávio Ahmed falará sobre “Desafios do licenciamento ambiental: operações consorciadas e outros temas”. E a última palestra será sobre “limites da intervenção de outros órgãos no licenciamento ambiental”, com Werner Grau Neto.
|
Fotos: Clayton Brito – Fotos da Terra
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt